Psicomotricidade
A Psicomotricidade permite reencontrar e desenvolver competências sensório-motoras através do movimento e da regulação tónica.
O nosso serviço de psicomotricidade aposta numa intervenção que pode ser preventiva, educativa ou terapêutica e que promove as competências cognitivas não-verbais como essenciais ao funcionamento académico do sujeito e à sua autonomia global enquanto fundamentais para um ajustamento global eficiente.
A intervenção psicomotora tem como objetivo principal promover uma vivência positiva e harmoniosa entre as funções cognitivas/de pensamento da criança e o seu corpo, com os outros e com o meio onde esta se insere. Ao promover o desenvolvimento psicomotor global da criança, consequentemente, promove-se o seu processo de aprendizagem.
Através de uma análise psicomotora, dos diferentes desempenhos da criança, conseguimos perceber, aproximadamente, como funcionam as suas funções mentais e desta forma ajustar a intervenção para trabalhar na origem do problema.
Neste sentido a psicomotricidade está indicada para diversas situações, em que esteja implicada a demonstração das nossas habilidades cognitivas, como:
– Problemas ao nível da coordenação motora, da grafia, da expressão corporal,
– Atraso ao nível do desenvolvimento global,
– Comportamento adaptativo, gestão da atenção, da organização no espaço e no tempo,
– Perturbação de hiperatividade e défice de atenção,
– Autismo, perturbações da comunicação,
– Défices cognitivos,
– Dificuldades de aprendizagem escolar,
– Gestão e métodos de estudo.
O psicomotricista pode intervir no âmbito preventivo (quando as crianças apresentam algumas vulnerabilidades para as dificuldades de aprendizagem) ou no âmbito reeducativo ou terapêutico (quando já existe um diagnóstico clínico).